GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS

GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS

gerenciamento de áreas contaminadas é necessário para todos os empreendimentos cujas atividades atuais ou pretéritas possam ocasionar algum dano ao meio ambiente, consiste em monitorar o solo e águas subterrâneas a fim de verificar se há contaminação no local, ou até mesmo, controlar uma contaminação sem riscos para que essa não extrapole o limite do empreendimento ou as concentrações aceitáveis.

Para isso a CETESB através da Decisão de Diretoria 038/2017/C define etapas bem definidas para uma ordem de estudos que avaliarão o estado da área em questão:


1. AVALIAÇÃO PRELIMINAR.

Consiste na realização de um diagnóstico inicial das áreas com potencial de contaminação, constatando evidências, indícios ou fatos que permitam suspeitar da existência de contaminação na área sob avaliação.


2. INVESTIGAÇÃO CONFIRMATÓRIA.

Consiste na confirmação ou não da existência de contaminação nas áreas suspeitas ou áreas com potencial de contaminação, verificando a necessidade da realização de investigações futuras.


3. INVESTIGAÇÃO DETALHADA.

Consiste na definição dos limites da pluma de contaminação, determinação das concentrações das substâncias ou contaminantes de interesse e caracterização do meio físico onde se insere a área contaminada sob investigação.


4. AVALIAÇÃO DE RISCO / PLANO DE INTERVENÇÃO.

Consiste na identificação e quantificação dos riscos à saúde humana decorrentes de uma área contaminada e o plano das medidas mitigatórias do risco ambiental.


5. REMEDIAÇÃO AMBIENTAL.

Esta etapa consiste na recuperação / atenuação da contaminação constatada a partir dos resultados da investigação detalhada e avaliação de riscos / plano de intervenção.  As principais tecnologias para remediação utilizadas pela ENGEA  consultoria são:

  • Bombeamento e tratamento;
  • Extração de vapores;
  • Injeção de ar;
  • Barreira hidráulica;
  • Extração Multifásica;
  • Oxidação química;
  • Remoção de solo;
  • Biorremediação. 

6. MONITORAMENTO AMBIENTAL.

Consiste na amostragem de água subterrânea após a realização das etapas de Avaliação de Risco / Plano de Intervenção ou Remediação por um período de 02 anos.


ENGEA consultoria_areas_contaminadas


Temos um equipe engaja e técnica, treinada para trabalhos de abertura de poços de monitoramento, coleta e transporte todos os serviços executados com qualidade e eficiência. Trabalhos com os melhores laboratórios acreditados pelo INMETRO - São Paulo e Rio de Janeiro. 


 ENTRE EM CONTATO E SOLICITE UMA PROPOSTA TÉCNICA COMERCIAL.